Instagram mudou, e agora?

Surgiu primeiro como um hábito através do Snapchat, mas agora os stories do Instagram sedimentaram de vez o uso do celular nas redes com a orientação vertical. As redes sociais são majoritariamente acessadas através dos smartphones, então faz todo o sentido que o conteúdo que consumimos seja adaptado a este meio.

Contrariando o histórico dos meios audiovisuais padrão, onde as fotografias e os filmes são prioritariamente criados na horizontal, o mundo digital trouxe à tona uma nova forma de interagirmos com imagens. Agora não precisamos mais girar o celular pra captar o mundo à nossa volta: os gigantes da indústria perceberam que quando estamos com essa telinha na mão, é muito mais fácil de produzir e visualizar conteúdo na vertical.

 

No Instagram, esses são os formatos padrão:

O formato paisagem (1080x566) é o que menos tem engajamento. Por ser horizontal, fica com menos tempo de rolagem no feed e o torna mais facilmente despercebido.

O quadrado (1080x1080) segue como o formato padrão de fotos. Então se seu conteúdo não precisa de grande pregnância ou você é apegado às fotos todas do mesmo tamanho, pode continuar apostando nele.

O retrato (1080x1350) é o grande campeão em termos de visibilidade no feed. Como ocupa bastante espaço na tela vertical, sua rolagem é mais demorada e, consequentemente, mais visível.

Os stories e IGTV (1080x1920) permanecem na proporção de 9:16.

 

Agora já dá pra perdoar a galera do início da internet que filmava só na vertical ou ainda não? ;)

Copiar Link e compartilhar