Quem tem medo de inbound marketing?

O Inbound Marketing é a nova forma de pensar em estratégias de marca. A forma antiga, que chamamos de Outbound Marketing, já não tem resultados tão efetivos (porque as pessoas, no geral, acham as estratégias convencionais um saco). Então como atrair (e não espantar) o público de interesse de cada cliente?


As pessoas odeiam ser interrompidas - a prova disso é a quantidade de internautas que tem o AdBlock instalado no navegador. Sabendo disso, a conclusão lógica que temos é que interromper alguém não é uma boa forma de convencer essa pessoa a comprar o seu produto ou serviço. O Inbound Marketing chega para mudar essa lógica: em vez de “empurrar” um anúncio para um grande número de pessoas, sem saber se elas realmente têm interesse, existe uma compreensão da jornada de compra do consumidor, resultando em um direcionamento de ações específicas para cada momento.


A melhor parte do Inbound é que ele tem uma metodologia própria baseada em um funil de seis passos: Atrair, Converter, Relacionar, Vender, Analisar e Reter. Cada um deles tem um objetivo e um resultado próprios. O primeiro, de atrair, visa gerar tráfego e resulta em visitantes no site, página e outros canais digitais da empresa. O segundo, de converter, busca transformar essa visita em um lead qualificado, afinal, já se sabe que essa pessoa tem algum tipo de interesse na marca! O terceiro, de relacionar, cria um relacionamento e conduz o potencial cliente pela jornada de compra, resultando em oportunidade. O quarto passo é o de vender: sim, a estratégia não termina na venda, mesmo que o resultado sejam novos negócios. Depois da venda, ainda temos o momento de analisar, que busca entender e otimizar as ações implementadas para garantir a satisfação do novo cliente; e o passo de reter, que busca manter um relacionamento e estimular a recompra.


Deu pra entender a estrutura do Inbound Marketing? A gente gosta de pensar sempre nos passos do funil de compra na hora de montar estratégias mais criativas por aqui e já podemos adiantar: funciona mesmo.

Copiar Link e compartilhar